Para aproveitar um clima ameno no interior do carro, além de menos barulho, mais segurança e até proteção contra a chuva e a poeira, o ar condicionado veicular não pode faltar. Mas para ter esses benefícios sem prejudicar a sua saúde, é necessário cuidado e manutenção.
É isso mesmo. Apenas usar o ar condicionado do carro sem se preocupar com a sua limpeza e manutenção, pode trazer riscos à sua saúde!
Vamos ver porque isso acontece e como você pode usar o ar do seu carro sem correr esse risco.
Porque o ar do carro pode prejudicar a sua saúde?
O ar condicionado realiza constantemente a troca de ar, do interior do veículo, com o ar que vem do exterior, ou seja, da rua. Isso acontece, principalmente, porque se fosse usado apenas o ar que está fechado no interior do veículo, traria uma queda na qualidade desse ar.
Para trazer o ar de fora do carro, que é cheio de impurezas, o ar condicionado possui um filtro de cabine, porém com o tempo, essa sujeira acumula a tal ponto no filtro, que o ar começa a jogar parte dessa sujeira para o interior do carro e também causa uma redução na ventilação de ar no interior do veículo.
Existe ainda o problema da umidade. O interior do ar condicionado está constantemente úmido por conta da refrigeração e essa umidade não costuma secar totalmente após o uso. Sujeira e umidade criam o ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que acabam sendo jogados no ambiente, com o uso do ar condicionado.
Como evitar problemas de saúde causados pelo ar?
Problemas alérgicos, dores de cabeça, coriza, tosse, entre outros sintomas. Quem diria que esses problemas possam ser causados pelo ar condicionado do veículo? Mas podem e você provavelmente nunca desconfiará do ar do carro.
E aquele cheiro de mofo, ou outro odor estranho que pode estar saindo do ar? Este é um indício de que o ar no interior do veículo está com má qualidade e pode ser prejudicial à sua saúde.
Antes de falar sobre limpeza e manutenção do equipamento, vamos falar sobre alguns hábitos que você pode criar ao utilizar o ar condicionado, que podem evitar que esses problemas aconteçam, entre uma e outra manutenção.
Usar o ar condicionado com frequência
Não fique muito tempo sem usar o ar do carro. Isso contribuir para uma maior duração de certos componentes, como as borrachas de vedação, que podem ressecar e quebrar se não forem utilizados com frequência.
Isso porque, sem o uso, será mais fácil acumular umidade e poeira no interior do equipamento, facilitando o surgimento e a proliferação de agente nocivos, que depois serão expelidos no interior do veículo, onde você e sua família respiram.
Cuidados ao desligar o ar condicionado
Além do cuidado de não deixar o ar condicionado parado por muito tempo, é possível também reduzir o acúmulo, principalmente da umidade, no interior do equipamento. Para isso, basta apenas tomar uma precaução ao desligar o ar do veículo.
Procure sempre deixar o ar circular na ventilação ou no ar quente por alguns minutos, antes de desligar o ar por completo. Você pode fazer isso quando estiver chegando ao seu destino e pode, inclusive, abrir as janelas durante esse percurso.
O importante é deixar que o interior do ar condicionado ventile, secando toda a umidade acumulada.
Limpeza e manutenção do ar condicionado
Mesmo tomando essas preocupações que mencionamos, você precisará realizar manutenção e limpeza periódica do seu equipamento de ar condicionado veicular, para manter uma boa qualidade do ar no interior do seu veículo e evitar problemas de saúde.
É importante sempre realizar a troca do filtro do ar condicionado, observando as especificações do manual do veículo ou do equipamento, mas como a limpeza interna é somente realizada por profissionais especializados, você pode programar a troca do filtro junto com manutenção preventiva do ar condicionado.
Mantenha o seu ar condicionado em boas condições, para que ele dure mais e não acabe trazendo problemas de saúde.
Gostou das dicas? Caso queira saber mais sobre como cuidar do ar do seu carro, ou até mesmo realizar uma revisão, entre contato com a gente.